Objetivo Geral
Repensar a formação docente na contemporaneidade frente aos problemas ambientais e práticas sustentáveis, a partir da interação entre docentes do ensino básico, estudantes e profissionais dos cursos de Ciências/Química e áreas afins.Objetivos Específicos
- Repensar o currículo e a formação docente de forma a problematizar a utilização dos recursos naturais e suas implicações para o desenvolvimento social, científico e tecnológico, através de palestra, debates e das experiências socializadas nas apresentações dos trabalhos científicos.
- Possibilitar a popularização das Ciências através de atividades científicas realizadas durante o evento.
- Ampliar o intercâmbio entre discentes e profissionais dos cursos de Ciências/Química e áreas afins de diversas Instituições de Ensino Superior e Educação Básica.
- Refletir sobre o ensino de Química e das Ciências em geral para as pessoas com necessidades educacionais especiais.
- Socializar os projetos de intervenção dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid, desenvolvidos nas escolas de educação básica.
- Fomentar a popularização e dar maior visibilidade aos trabalhos científicos desenvolvidos pelos alunos da rede de educação básica parcerias do Pibid através do SIENQ Júnior.
- Oportunizar ao(as) professores(as) formadores(as) e licenciandos(as) diálogo entre os conhecimentos construídos no contexto acadêmico com o currículo da Educação Básica a partir das experiências vivenciadas no ambiente escolar.
Importância do Evento
O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), criado em 2008, iniciou as atividades com os cursos de Licenciatura no ano de 2010 em quatro campi (Catu, Guanambi, Santa Inês e Senhor do Bonfim). Os campi Catu e Guanambi ofertam o curso de Licenciatura em Química, com realidades semelhantes em relação ao déficit de professores de Química, porém com maior escassez no município de Guanambi, tendo em vista a maior distância deste município da capital do Estado e cidades de maior porte que também ofertam a licenciatura em Química.
Neste contexto, o curso de Licenciatura em Química do IF Baiano Campus Guanambi, iniciado em 2010, oferta quarenta vagas anuais e apresenta um projeto pedagógico concatenado com a formação científica, social e humana do licenciando, priorizando a participação do licenciando em diversos espaços de formação além da sala de aula, a exemplo das práticas pedagógicas integradas, onde o discente tem a oportunidade de perceber o ambiente escolar desde o primeiro semestre de graduação. Tal prerrogativa é reforçada pela disponibilização para os discentes do curso, de 94 bolsas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), possibilitando uma maior interação entre a rede de educação básica e a Instituição de Ensino Superior (IES), parceria que possibilita uma melhoria no processo de formação docente.
Vislumbrando contribuir com este percurso formativo, e considerando a carência de eventos científicos na região, foi criado em 2011 no IF Baiano Campus Guanambi, o Simpósio do Ensino de Química (SiEnQ), idealizado por docentes e discentes do curso de Licenciatura em Química. A primeira edição do SiEnQ culminou com a comemoração do ano internacional da Química (AIQ) e objetivou discutir e divulgar as contribuições da Química, enquanto Ciência, para a sociedade, contribuindo sobremaneira para a atualização e formação inicial e continuada dos profissionais envolvidos.
Na segunda edição, em 2013, o evento buscou refletir sobre o papel da experimentação no ensino de Química, sem, no entanto, deixar a deriva os demais temas de interesse para o ensino da Ciência tais como: ambiente, sociedade, novas tecnologias e ensino para pessoas com necessidades educacionais especiais.
Para dar continuidade, atualização e melhor formação de professores, é imprescindível a realização da terceira edição do SiEnQ, frente aos paradigmas da contemporaneidade no ensino das ciências, destacando-se a Química, a partir do tema central: Formação docente na contemporaneidade: desafios e propostas numa perspectiva sustentável. O tema é de extrema importância para o momento atual, uma vez que a exaustão dos recursos naturais é uma realidade e o espaço escolar, enquanto ambiente formador de opiniões e articulação de interesses sociais terá um papel cada vez mais desafiador demandando a emergência de novos saberes para apreender processos sociais e riscos ambientais que se intensificam.
Dessa maneira, o III SiEnQ possibilitará discussões e reflexões em torno da temática através de minicursos, palestra e apresentação de trabalhos. O público alvo será formado por docentes e discentes da educação básica e superior, licenciandos em Química e áreas afins de instituições públicas e particulares da região e do país. O III SiEnQ contará ainda com exposições dos trabalhos dos alunos das escolas de educação básica de Guanambi e região, parceiras do Pibid, para socialização do conhecimento científico.